quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Os Nove Tipos de Bêbados

Os Ingleses, sempre eles, fizeram uma pesquisa (idiota, como todas as outras) e identificaram nove tipos mais comuns de bêbados. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer melhor as motivações dos bebuns e assim poder orientá-los da melhor forma possível.

  • Deprimido: Está com a vida em um estado de crise - atravessando um período de dificuldade financeira, luto ou divórcio recente, por exemplo. Motivações: Vê o álcool como uma forma de se reconfortar ou como uma automedicação para ajudar a lidar com as turbulências.
  • Estressado: Leva uma vida sob pressão no trabalho, o que normalmente leva ao sentimento de não ter as coisas sob controle ou de estar sobrecarregado de responsabilidades. Motivações: O álcool é uma forma de relaxar e de retomar a sensação de controle, ao traçar uma linha entre vida pessoal e profissional. Os parceiros normalmente reforçam este comportamento, ao preparar drinques para os bebedores.
  • Social: Têm uma agenda social carregada. Motivações: O álcool é um meio de ligação que unifica a todos e os coloca em uma mesma sintonia.
  • Conformista: Tipicamente, rapazes tradicionalistas que crêem que 'homens vão ao bar todas as noites'. Motivações: O álcool faz parte do que definem como 'meu momento'. O bar é sua segunda casa, e eles se sentem aceitos e em casa neste ambiente.
  • Bebedor comunitário: Bebe em grandes grupos sociais. Motivações: Levado ao álcool pelo senso de comunidade criado pelo ambiente do bar. A bebida dá segurança e significado à vida, e age como meio social.
  • Entediado: Tipicamente, mães solteiras ou mulheres recém-divorciadas, com vida social restrita. Motivações: A bebida é uma companhia que substitui o casal. Beber marca o final do dia, talvez encerrando um jornada de obrigações.
  • Machão: Normalmente se sente subvalorizado, sem voz e frustrado em áreas importantes da vida. Motivações: Seu lado bebedor é um alter-ego que gira em torno da sua capacidade de beber. A bebida é motivada pela necessidade constante de reafirmar sua masculinidade e seu status em relação a outras pessoas.
  • Hedonista: Solteiros, divorciados ou com filhos crescidos. Motivações: Beber em excesso é uma forma de expressar sua independência, liberdade e juventude para si mesmo. O álcool é usado para diminuir inibições.
  • Quase dependente: Homens que moram 'de fato' no bar - que, para eles, é quase o mesmo que a casa. Motivações: Uma combinação de motivos, incluindo tédio, necessidade de se conformar e um senso de mal-estar existencial em suas vidas.
Pelo menos pra fomentar conversa de bar ela vai servir. Mas pensando bem, serve também para ofender os outros de maneira mais elegante e posar de inteligente-culto-bem-informado-pedante-descontrol. =D

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL764250-5603,00-CAMPANHA+BRITANICA+DEFINE+NOVE+TIPOS+DE+BEBADOS.html


2 comentários:

Thiago disse...

Eu cá não me encontro, na qualidade de "bebum", definido em qualquer uma das descrições. Entrementes, é graças aos pesquisadores reais, como já bem mencionado, sempre pensando no bem-estar dos súditos de sua rainha, que temos mais uma (in)definição para a solução, no caso necessário, da rotulação do ébrio habitué.

Lucas Franco disse...

eu ainda não me identifiquei com nenhum tipo, acho que uma categoria só não me define. serei eu um pan-bebado?

O.o