quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Há esperança?

Hoje estava numa fila de Hospital para fazer uns exames quando fui interpelado pelo meu vizinho, que me perguntou se eu tenho esperança que o Brasil melhore. Achei o comentário no mínimo curioso. Ele seguiu a pergunta com uma explanação sobre o porquê da pergunta. Disse-me ele que a violência está fora de controle e a corrupção também. Contou casos de amigos extorquidos por policiais corruptos e de assassinatos bárbaros. Enfim, um apanhado de fatos nos quais ele fundamentou a sua desolação com a pátria. Eu respondi de pronto que sim, óbvio, eu tenho fé no futuro da nação! Mas aos poucos o meu entusiasmo foi esmorecendo. Dizem que contra fatos não há argumentos e ao se fazer uma análise do cenário a constatação é quase óbvia. Ao ler uma revista semanal qualquer, parece que as reportagens de uma mesma seção(política, Brasil e etc.) são escritas usando a funcionalidade "mala direta". São sempre os mesmos escândalos, sempre a impunidade e sempre a mesma revolta. Mudam apenas os nomes. O que acontece de diferente são os crimes bárbaros, cada vez mais brutais. Como andam criativos os criminosos brasileiros... É difícil ter esperança, diante da atitude das autoridades, que fingem não ser com elas, fingem que as notícias vem da África e não do quintal da sua casa. Mas, assim como no jogo Brasil x França da copa de 2006, mesmo com o time sendo ridicularizado pela maestria de Zidane, os brasileiros permaneciam colados na televisão esperando a virada impossível, eu acredito que todos ainda sonhem com um futuro próspero para o nosso país.

Nenhum comentário: